MMXXII

PANORAMA - DEMITINDO CLIENTES

Se falou muito em Público Alvo (target) no passado e depois isso mudo para Personas. No Público Alvo a definição era feita basicamente por informações sócio-demográficas de possíveis comparadores de seu produto. Quando se mudou para Personas começa um processo mais de empatia com o possível usuário de seus produtos e a experiência do consumidor/usuário começou a ser levada em conta.

Agora a Persona precisa estar situada no espaço e no tempo e não pode apenas ter características física e/ou emocionais. Ela precisa VIVER NO MUNDO e em um mundo possível e adequado a ela e ao produto que você quer entregar para ela, para isso precisamos de algo mais, precisamos de um PANORAMA.

Panorama é mais do que storytelling, é uma realidade possível onde nosso produto, feito para alguém possa encontra um espaço nessa miríade de novas "soluções" apresentadas no mercado em forma de produtos e/ou serviços (num outro post vou falar que agora tudo é serviço). Estar num Panorama certo na hora certa, tipo vender lenços enquanto os outros choram. Vamos precisar muito de observação e interpretação de sinais para construir esse panorama (vai ter post sobre isso também).

Preciso contar um case: Meu Sobrinho, que é tricampeão brasileiro de Kart e exatamente hoje para Itália para correr numa das mais importantes equipes do mundo, certa vez me convidou para assistir uma corrida dele no kartódromo do Beto Carrero. Ele ganhou mas me fez entender que as marcas realmente demitem alguns de seus clientes.

Ao final da corrida disse pra ele que não poderia mais assistir corridas dele pois todos no kartódromo usavam camisetas da marca Abercombie & Fitch e eu não tinha uma. Ele, próxima oportunidade que me encontrou me presenteou com uma camiseta linda da Abercombie & Fitch do tamanho XXG. Fiquei muito feliz e vesti logo a camiseta que.... não serviu, ficou apertadíssima.

O que a Abercombie & Fitch quis dizer com isso? "Salomão você está demitido de nossa marca. Não queremos gordos usando nossas roupas feitas para consumidores sarados e bonitões." Fui demitido pela marca...

A Abercombie & Fitch criou um PANORAMA para ela e demitiu todos os clientes que não interessavam para ela a ponto de definir que nunca mais estampariam o logo nas suas peças, apenas na etiqueta, o que reduziu muito a pirataria. Pois se você estiver usando uma camiseta com o Veado da marca Abercombie & Fitch estampado bem grande na frente da camiseta com certeza ela é falsa (muitas marcas fazem isso).

DEMITA CLIENTES E FAÇA OU PARTICIPE DE UM PANORAMA COM A SUA MARCA.

ABERCOMBRIE

#Abercobrir&Fitch #CX #UX #branding #experience #experiência